quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dicas de finanças para nós, estudantes e profissionais.


Daremos, hoje, continuidade às dicas consideradas insdispensáveis para que toda pessoa inteligente se dê bem na vida. As dicas, repito, foram retiradas do meu site guru, o Vida  Organizada. São, no total, 100 dicas, mas não apresento todas. Você, caso deseje, pode ler todas elas no próprio site, como já comentei em outra oportunidade. O tema central das dicas de hoje é a economia de “grana”, o planejamento a curto, médio e longo prazos. Sou sincera em declarar que sou péssima nessas coisas. Invejo meu marido e uma amiga, Sísia, que sabem fazer isso muito bem. Mas, assim como você que deseja aprender a se dar bem também nessa área,  eu também trabalho esse meu lado e tento pôr em prática as dicas abaixo. 

Dica 49. Compre os livros com cuidado

Seus professores podem fazer longas listas de livros necessários para o semestre, mas isso não quer dizer que você deve comprar todos. Utilize os materiais disponíveis nas bibliotecas, compre livros usados ou leia o que estiver disponível online para que não extrapole suas limitações financeiras. A dica que dou é focar na linha de pesquisa na qual você pretende trabalhar. Às vezes, mudamos o foco, mas é uma maneira de não sair comprando tudo que todas as disciplinas solicitam. Por exemplo, durante a graduação, me dediquei bastante à literatura brasileira e ao ensino da Língua Portuguesa. Então, sempre comprava livros dessas duas áreas: romances, linguística, sociolinguística, teoria da literatura. Na pós, me encontrei.... a área é EDUCAÇAÕ. Na minha estante, livros de psicopedagogia, escola, currículo, cultura, identidade e memória.

 50. Se for comprar, pesquise

Se achar necessário comprar livros, e alguns realmente são, pesquisa os melhores preços antes de fazer sua aquisição. 

51. Guarde dinheiro

Não gaste todo seu dinheiro no mês. Procure sempre manter uma quantia guardada para emergências e outros planos que você possa ter para o futuro, como viagens ou um carro. 

 52. Evite o cheque especial ou juros do cartão

A não ser que seja absolutamente necessário, evite entrar no cheque especial ou em juros do cartão de crédito. Pague suas contas em dia e procure sempre usar o débito automático para tudo. Isso evita apertos financeiros e acumulo de contas. 

 53. Aproveite o que é de graça

Passeios, shows e outras coisas podem ser de graças o a preços mais baixos para estudantes. Aproveite para economizar dinheiro e se divertir. 

 54. Empreste, não compre

Procure por amigos que já estão anos a frente e que possuem os materiais necessários que podem emprestá-lo para você temporariamente. 

 55. Crie um orçamento

Estabeleça um valor específico para cada gasto de forma que você mantenha suas finanças sobre controle, dentro do orçamento. 

 56. Não faça compras impulsivas

Se você gostou muito de algo, mas sabe que não pode comprá-lo, não crie desculpas para adquirir o produto. Aprenda a controlar seus impulsos e a ser disciplinado com seu dinheiro. 

 57. Coma em casa

Coma em casa ou faça marmitas para evitar o gasto com restaurantes. 

58. Anote

Tudo o que gastar, procure guardar recibos e anotar os valores para garantir que os saldos sejam coerentes no fim do mês. 

 60. Empréstimos

Muito cuidado com empréstimos e outros compromissos financeiros que podem prejudicá-lo no futuro.

Abaixo, a publicitária Thaís Godinho também nos traz dicas de como economizar e controlar nossas finanças. Vejamos:


Dinheiro não traz felicidade, mas traz tranquilidade. Se você faz parte do 1% da humanidade que não precisa se preocupar com dinheiro, considere-se um felizardo. No entanto, se você pertence aos outros 99% e gostaria de economizar um pouco mais, essas dicas podem ser úteis:

  1. Não abra e-mails de ofertas. Não pegue catálogos em lojas.
  2. Em vez de comprar usando cartões ou cheques, use mais dinheiro vivo. Parece que, quando usamos dinheiro, sentimos mais a dorzinha no bolso na hora de comprar e isso nos acende uma luz para economizar mais.
  3. Em vez de dizer que gostaria de guardar $100 todo mês na poupança, transfira $25 por semana. É mais fácil e você não sente tanto.
  4. Compre menos. Pare de comprar coisas durante algum tempo.
  5. Empreste mais as coisas. Você não precisa comprar uma furadeira se alguém puder te emprestar.
  6. Pense em outras formas de renda que você poderia ter, talvez através de um hobbie.
  7. Leia sobre investimentos e veja se são uma boa opção para você, porque podem ser.
  8. Baixe algum aplicativo para registrar seus gastos no celular. Eu uso o Minhas despesas, mas existem vários.
  9. Leve comida de casa para o trabalho.
  10. Procure resolver mais coisas em casa sozinha(o) do que contratando o serviço. De instalar chuveiro novo a pintar a casa.
  11. Pague suas dívidas no início do mês e antes de gastar com qualquer outra coisa.
  12. Cuide mais da sua saúde se alimentando bem, fazendo exercícios regulares e indo com frequência aos médicos fazer check-ups. Se você se cuidar, gastará menos com remédios e tratamentos.
  13. Saia menos. Mesmo os programas gratuitos demandam alguns gastos (transporte, alimentação etc, especialmente com crianças). Sempre que puder fazer um programa caseiro, faça.
  14. Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. Explique porque um coleguinha tem um brinquedo que ele não tem, ou uma mochila mais cara.
  15. Doe o que não usa mais para saber de verdade o que tem. Sabendo, você usará mais o que já tem em vez de ter vontade de comprar coisas novas.

São pequenas dicas que podem fazer diferença no seu bolso diariamente. E você, tem alguma dica para economizar dinheiro?

Assistam agora a um vídeo com orientações voltadas pra você, estudante, de como se relacionar bem com o dinheiro!!!

Até a próxima, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário