terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A minha escola não é transparente.

Estou há dois meses sem publicar nesse espaço que tanto amo. Não duvidem: estava a viver um dilema. O problema é que, após usar o nosso blog para falar de problemas envolvendo verbas, merenda escolar e outras questões na escola onde ensino - Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães - na cidade de Antonio de Antonio, Bahia, pensava que tinha, por obrigação moral, dar um retorno para você, leitor e leitora.
O caso da verba de 2.200 reais, a qual lutamos para ser utilizada no Festival de Artes ACM - Ação, Cultura e Memória - foi o estopim de tudo. Mas, vou ser sincera com vocês: não sei descrever aqui como esse dinheiro foi gasto. Sei, com certeza, que não foi usado totalmente no Festival. 200 reais foram usados para a compra de material para repassar à oficineira de Teatro e outros 200, creio, pelo menos foi o combinado (não estive com ele ainda para confirmar), deveria ser para a compra de material para o oficineiro de artes plásticas. Algumas bisnagas de tintas e telas penquenas foram compradas também. Mas muito pouco. SOMENTE.  O restante, tentei....cheguei a solicitar as notas...mas a direção disse que estas encontram-se no portal transparência cuja senha ela desconhece. Disse que eu poderia ir à DIREC 2 solicitar a visualização desse portal. É o que farei. A única resposta que obtenho ao perguntar sobre o restante da verba é que foram comprados materiais. Não foram apresentados tais materiais, muito menos notas fiscais. O oficineiro de música foi pago com 200 reais que consegui com a APLB local (patrocínio), a quem agradecemos de coração. A apresentação de voz e violão e o som (total de 350 reais) foram pagos através de doações (100 reais da Cia do Livro; 50 reais de um vereador local na época, Chico Rico, e professores). Não entendi também o por quê de, durante o Festival, eu ter recebido das mãos da direção (vice e diretora) do ACM uma lista de lojas para fazer agradecimentos de apoios, uma vez que, como nos foi informado, tudo foi comprado (materiais) e não doado!!!
Quanto à merenda escolar, nas últimas três semanas de aula, não tivemos merenda. Lamentável. 
Em 2013, queremos contar com a coragem de outros professores, alunos, pais, para que, juntos, possamos fiscalizar e propor uma escola realmente de TODOS.
Até a próxima.....gostaria muito de conhecer como funciona na sua escola a prestação de contas. Quem sabe, levando experiências diferentes para a nossa escola, a diretora resolve tornar o Colégio ACM numa escola cuja gestão seja transparente e participativa de verdade e nossos colegas de sala de aula e alunos comecem a desejar e alimentar isso???!!!

Clique sobre o link abaixo e reveja o caso da verba de 2.200 reais: 

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6948642495356731572#editor/target=post;postID=8421271557551695283;onPublishedMenu=template;onClosedMenu=template;postNum=4;src=postname

Nenhum comentário:

Postar um comentário