domingo, 12 de agosto de 2012

Competências avaliadas na redação do Enem 2012

A distância incomoda, sabia? é, refiro-me a esses dois ou três dias sem nada postar, partilhar com vocês... Creio tratar-se de um bom sinal.... Senti falta desse espaço em tão curto espaço de tempo rs. Vamos às novidades de hoje, então.


O post de hoje é voltado a todos e a todas que estão se preparando para o Enem ou mesmo outras seleções que exigem a produção de um texto dissertativo. Aqui, extraídas e adaptadas do site Brasil Escola, algumas dicas para uma boa produção. A professora Vânia Maria do Nascimento Duarte (ver texto na íntegra clicando aqui: http://vestibular.brasilescola.com/enem/competencias-avaliadas-na-redacao-enem-2012.htm) apresenta alguns caminhos a fim de encurtar a distância entre seu texto e o êxito tão esperado. Vejamos, então:

No momento em que você se dispuser a ressaltar acerca das suas opiniões, dos seus posicionamentos sobre um determinado assunto, algumas competências serão avaliadas, obedecendo assim a critérios previamente definidos, os quais deverão ser seguidos à risca. A seguir, algumas abordagens, apontando pontos de extrema pertinência quando o assunto é a escrita.

Domínio da norma padrão da língua portuguesa – Os conhecimentos de que você dispõe acerca de todas aquelas regras gramaticais, levando em consideração alguns critérios relacionados à ortografia, concordância, regência, conhecimento dos fatores relacionados à semântica das palavras, Lembrem-se de que semântica diz respeito ao significado que elas (as palavras) representam, entre outros e que, quando falamos em ortografia, devemos atentar para as mudanças que se operaram em decorrência do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Compreensão da proposta de redação – Antes de começar a organizar suas ideias, é essencial que você compreenda perfeitamente o que requer a proposta sugerida, ou seja, o tema a ser trabalhado. Dessa forma, leia-a prestando bastante atenção, pois é a partir dela que terá condições de elencar, de organizar todos os aspectos que você deseja abordar, condizentes, é claro, com o assunto em discussão. Desta forma, vale aquilo a que sempre chamo atenção em sala de aula, meus garotos e garotas, SOMENTE SABEMOS ESCREVER SOBRE AQUILO QUE CONHECEMOS. Portanto, mãos à obra e muita leitura.

Seleção e organização das informações – O principal ponto a ser discutido diz respeito ao fato de que suas opiniões é que estarão em jogo, mas não aquelas que você, por si só, acredita serem válidas, pois assim sendo não irão merecer os devidos créditos por parte da banca examinadora. Assim, torna-se muito importante que no momento de argumentar, o faça com base em fatos concretos, sólidos, que realmente apresentem fundamento. Quando falamos em fatos concretos queremos dizer que não são fatos retirados do além, muito menos com base nas verdades coletivas, tampouco nos “achismos”. Tudo que disser precisa estar arraigado em algo verdadeiramente comprovado, por isso, nada melhor que se apoiar em dados estatísticos, alusões, comparações e contrastes, fatores relacionados à causa e consequência, enumeração, citação de testemunho enfim (OLHA A LEITURA AÍ, GEEEEENTE!!!!)

Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto – Como você sabe, nós, usuários do sistema linguístico, estamos submetidos a um padrão tido como convencional, comum a todos – o chamado padrão formal da linguagem (Nada de escrever lá, como estamos acostumados a escrever aqui na Net entre amigos!. Sobre isso, veja meu post sobre Xero, xeiro ou cheiro). Assim, como se trata de um dissertativo-argumentativo, suas ideias precisam, além de sólidas, estar bem articuladas, organizadas por meio de parágrafos bem construídos e, sobretudo, que seu texto obedeça a um encadeamento definido por uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão;

Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais – Ao abordar sobre todos os aspectos que você considerou relevantes à proposta, certamente deverá ter levantado alguns aspectos voltados para uma problemática, para um fato passível de ser solucionado, resolvido. Nesse sentido, ao concluir seu texto, uma das melhores formas de arrematar, fechar as ideias, é apresentar uma solução para tudo aquilo que foi amplamente discutido. Como deve ter argumentado da melhor forma possível, certamente não encontrará nenhuma dificuldade para fazer isso.

Mediante todos os aspectos aqui mencionados, esperamos ter contribuído de forma significativa para que você, caro(a) estudante, obtenha o sucesso que lhe é de direito, pois você, frente a todo esforço e dedicação, sem dúvida será um(a) vencedor(a). 

CONTRIBUIU, sim, professora Vânia Maria do Nascimento Duarte. Lembramos que esse texto sofreu algumas modificações, mas você pode ter acesso à sua íntegra através do link acima citado.
Desejo sorte e lanço uma proposta: se você desejar, pode postar, na parte destinada a comentários, seu texto para que eu possa contribuir, de alguma forma, com sugestões. Abraços e foi um prazer proparoxítono voltar a conversar com vocês.

4 comentários:

  1. É de fundamental importâcia um espaço como esse. Parabéns!

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    1. oBRIGADA....sinta-se à vontade para postar material sobre música.

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  2. Andei pesquisando umas dicas de redação e acheei uma interressante por isso rvi compartilhar com vc6..
    Antes de tudo é preciso estar bem informado e atualizado sobre tudo o que acontece no mundo, até mesmo aquilo que não te interessa. O tema da redação é imprevisível e pode cair algo que você não domine, portanto, mantenha o hábito da leitura de livros, jornais e revistas. Todo mundo diz a mesma coisa, mas para escrever bem é preciso ler, e ler muito. Só assim consegue-se aperfeiçoar um bom vocabulário.

    A primeira etapa da redação é analisar bem a proposta do tema e verificar o gênero pedido: narração, dissertação ou carta. A partir do material oferecido pela banca faça o maior número de associações possíveis com leituras prévias e fatos importantes e anote tudo num rascunho. O uso exclusivo do material da prova pode denotar total desconhecimento sobre o tema proposto. As informações que você trouxer no seu texto têm peso maior quando vindas de outros meios que não o oferecido na prova.

    A maioria dos vestibulares pede a dissertação, ou seja, um texto que exponha uma opinião pessoal, mas que argumente de maneira impessoal, utilizando verbos na terceira pessoa do singular. Nesse gênero é muito importante que o título seja atraente e inteligente, ele deve dizer sobre o que vai tratar o texto. Parece óbvio, mas muita gente faz besteira na hora de escolher o início do texto. Como ele deve fazer uma “chamada” para o que vem pela frente, a dica é escolhê-lo depois que o texto estiver pronto. É preciso lembrar, também, que o esqueleto deve ser mantido à risca: introdução, desenvolvimento e conclusão; tudo isso usando no máximo, 30 linhas. É importante não ser prolixo nem conciso, com a prática, isso passa a ser bem fácil.

    O candidato deve ser capaz de criar um texto, articulando sua opinião de forma a convencer o leitor de que seu ponto de vista é coerente. Para isso, não dê opinião sem embasamento, utilize argumentos concretos e evite todo tipo de “achismo”. A dica é fazer um roteiro contendo, em tópicos, tudo aquilo que seja importante tratar. Não seja redundante, diga tudo o que tem que dizer de uma vez só, sem rodeios. Isso é fácil quando se estrutura os parágrafos de maneira correta, sem cortar as idéias.

    Lembre-se das regras gramaticais, tome cuidado com a ortografia das palavras e com as concordâncias nominal e verbal, principalmente evitando o gerundismo. Não use palavras estrangeiras e gírias e não pense que escrever “bonito” conta ponto. O importante é ser bem compreendido. Um texto simples não é um texto pobre e não vai te trair na hora de usar corretamente o significado das palavras.

    Não generalize, não use siglas desconhecidas e evite repetir palavras, procure utilizar os sinônimos. Fuja da voz passiva e dos períodos muito curtos ou muito longos. Evite, também, usar a letra de forma porque ela dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. E antes de passar o texto a limpo, revise uma, duas vezes. Um pequeno acento pode te tirar um décimo e uma vaga na lista dos aprovados.

    Por fim, não basta saber o que fazer, é preciso saber COMO fazer. Só se consegue um bom texto com muita prática e o ideal é fazer uma redação toda semana. E informar-se não faz mal a ninguém, não adianta treinar e se aperfeiçoar na técnica se na hora do amém você não souber sobre o que está escrevendo. Para você se divertir e conferir bons textos, aí vai uma lista apontando alguns livros que são essenciais para a sua preparação, além de ter a chance de já adiantar alguma leitura obrigatória para a prova.

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  3. Valeu, Adriana..vou dar uma repaginada e publicar tb no face. Só uma dica, gata: não esqueça de informar a fonte!!!! xero..opssss...cheiro!!!

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